sexta-feira, 31 de julho de 2020

Movimento reúne 62 pré-candidatas de 17 partidos

    Lançado oficialmente em 24 de junho, o movimento “Mais Mulheres No Poder” em Maringá já reúne 62 pré-candidatas¹ de 17 legendas de todo o espectro político-partidário. Essa inusitada união em tempos de intolerância política é possível graças ao foco num objetivo maior: a conquista de uma bancada feminina na Câmara Municipal.

    Os partidos com mais pré-candidatas ligadas ao movimento são: PDT (10), PSD (9), MDB (5), Rede (5), PT (5), PP (4), PSB (4) e Podemos (4). Das 17 legendas, até a noite de quinta-feira (30), 15 delas têm duas ou mais integrantes do “Mais Mulheres No Poder.”

    Quando esta matéria for lida esse número talvez tenha mudado porque, diariamente, o movimento tem recebido a adesão de mais pré-candidatas e o apoio de voluntárias e entidades comprometidas com a causa. São mulheres que desejam mudar a triste realidade de um Legislativo ocupado apenas por homens e sem representatividade feminina.

    Por isso, a intenção do movimento suprapartidário não é apenas encorajar as candidaturas femininas, mas dar o devido suporte para que as pré-candidatas disputem de fato o pleito, com o objetivo de ocupar espaços na política. Para lideranças do movimento, esse é o caminho para minimizar o problema das candidaturas fictícias.

    Também conhecidas como candidaturas laranjas, estas constituem uma espécie de fraude eleitoral. Para atender à lei que exige a composição da chapa com, no mínimo, 30% de um gênero, muitos partidos lançam candidatas de fachada que, nas urnas, não são votadas. Houve casos em que as mulheres inscritas sequer souberam que eram candidatas.

    Iniciativas como a do movimento “Mais Mulheres no Poder”, portanto, são importantes para mudar essa realidade. E as lideranças femininas do movimento (veja em anexo quem são as 62 pré-candidatas) trabalham para isso com o apoio de voluntárias e entidades.

Próxima live

 

  As candidaturas fictícias, aliás, serão tema da próxima live do movimento. Será na terça-feira (4), às 19 horas, com a participação de seis pré-candidatas a vereadora em Maringá.

    Com mediação da professora Ana Lúcia Rodrigues (PDT), a live terá no time de debatedoras pré-candidatas de outros cinco partidos: Kátia Lopes (PL), Elaine Regina (PSB), Vera Lopes (PSD), Cristiane Neme (Pros) e Aline Casado (Rede). 

    Professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) há 32 anos; Ana Lúcia é coordenadora e pesquisadora do Observatório das Metrópoles – Núcleo UEM/Maringá.

    Kátia Lopes é diretora da Casa Solidária Maringá e missionária há 25 anos; Eliane Regina é advogada há 26 anos; Vera Lopes é servidora municipal e diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Irmã Antona.

    Cristiane Neme é secretária da Comissão de Franchising e membro das comissões de Direito Tributário, de Direito Agrário e de Enfrentamento à Violência de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Maringá; e Aline Casado é advogada e professora universitária.

    A live poderá ser acompanhada na página do movimento das redes sociais, no endereço: facebook.com/maismulheresnopodermaringa



Notas:

¹ Tabela com nomes e partidos das pré-candidatas a vereadora e participantes do Movimento Mais Mulheres No Poder em Maringá: 

Pré-candidatas

Partido

Alana Marquezini

PSD

Aline Câmara

REDE

Aline Casado

REDE

Alessandra Cabrel

PDT

Ana Ventura

PDT

Andréa Galleti

PSD

Bárbara Segantine

PCdoB

Bete Mascote

PDT

Brenda Rompatto

PSB

Carmen Inocente*

REPUBLICANOS

Celia Vilela

PT (pré-candidatura coletiva)

Cidinha Goés

PDT

Cris Carreira

PDT

Crispinga

PL

Cristiane Lopes

PTC

Cristiane Neme

PROS

Denizete Ramalho

PP

Ednéia Godoy

PTB

Elaine dos Orgânicos

PDT

Elenice Santos

PTB

Eliane Regina

PSB

Eliany Alves Feitoza

PDT

Eselma

PSL

Evelin Cavalini

PODEMOS

Flávia Bergamaschi

PSD

Ines Silva

DEM

Jacira Martins

DEM

Jamile

PT (pré-candidatura coletiva)

Josy da Tapioca

PDT

Katia Lopes

PL

Kelly Ramos Pedagoga

REDE

Latife Ammar

REDE

Ligia Oliveira

PATRIOTAS

Lilian Ferreira

PSD

Lillianny

MDB

Lizandra

REDE

Luana Barros

PP

Lucimar Pontara

PSB


Madalena

MDB

Majô Capdeboscq

PP

Marcia Yamada

PODEMOS

Marceli Delgado

PODEMOS

Margot

PT

Marisa Silva

PL

Mércia Froeming

MDB

Nelci

PDT

Professora Nadir

MDB

Professora Ana Lúcia

PDT

Professora Vilma

PT

Regina Zeladora

PSD

Rosangela Danielides

PSD

Rose Leonel

PODEMOS

Rúbia Macaris

REPUBLICANOS

Sandra da Saúde

PSL

Sandra AMM

PTC

Sandra da Prefeitura

PSB

Sonia Leonel

MDB

Sirlei Pinheiro

PSL

Terezinha Pereira

PP

Vera Lúcia

PSD

Vera Lopes

PSD

Vera Nogueira

PT

*Talvez candidata à majoritária

Fonte: Movimento "Mais Mulheres No Poder"


Nenhum comentário:

Postar um comentário