domingo, 7 de fevereiro de 2021

Participantes do Movimento Mais Mulheres receberão Título de Mérito Comunitário

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, as 83 mulheres que participam do Movimento Mais Mulheres No Poder serão agraciadas com o título de Mérito Comunitário da Câmara de Vereadores de Maringá. De acordo com o requerimento 109/2021, proposto pela Vereadora Professora Ana Lúcia, a entrega ocorrerá na Sessão Ordinária do dia 9 de março de 2021, em reconhecimento à relevante participação destas mulheres na política maringaense.

O Movimento Mais Mulheres No Poder foi formado no contexto das eleições municipais de 2020, por 78 pré-candidatas a vereadora e cinco voluntárias, com o objetivo de conquistar uma bancada feminina no Legislativo de Maringá.

A inexistência de vereadoras na Legislatura 2017-2020, além do fato de a mulher ser maioria dos habitantes e do eleitorado maringaense, respectivamente 52,7% e 54,3%, motivaram a criação do Mais Mulheres No Poder. Além disso, em 74 anos, apenas 13 mulheres ocuparam o cargo de vereadora.

Visando reverter a baixa presença da mulher no legislativo maringaense, o Movimento constituiu-se em três ações durante o período eleitoral: 1) construir uma rede de proteção contra fake news, ofensas, crimes contra a honra etc.; 2) dar visibilidade às candidatas nas redes sociais, com participação em debates, publicação de artigos e análises, divulgação do perfil, propostas e notícias das atividades realizadas e; 3) tornar Maringá território livre de candidaturas fictícias, também conhecidas como candidaturas “laranjas”.

Um comentário: